Conceitos importantes para o estudo da Pré-História:


Vamos começar o estudo da Pré-História, primeiramente, revendo o significado de alguns termos importantes para o estudo desse período.

HISTÓRIA: relato das narrativas das ações humanas. As narrativas humanas tiveram início com o aparecimento da escrita, uma vez que antes do surgimento dela o homem apenas rabiscava, desenhava, pintava, lascava, talhava ou esculpiia. A História do homem começa, então, com o surgimento da escrita.

PRÉ-HISTÓRIA: é o período que vai do aparecimento do homem até o surgimento da escrita.

Surgimento da escrita: a escrita deve ter surgido a mais ou menos a 4.000 anos antes de Cristo. É a partir daí que começa a História do Homem.

Para efeito de estudo, a Pré-História está dividida em períodos, que foram divididos de acordo com o estágio cultural do homem, ou seja, em conformidade com o pregresso e com as técnicas desenvolvidas pelo homem. A Pré-História está divida em PALEOLÍTICO e NEOLÍTICO.

Significados: PALEO (primitivo) - NEO (novo) - LITO (pedra) . O paleolítico é conhecido como o período da pedra lascada, e o neolítico como o período da pedra polida. O homem levou milhares e milhares de anos para passar da técnica da pedra lascada para a técnica da pedra polida.

PALEOLÍTICO: período da pedra primitiva (pedra lascada). Nesse período, o homem ainda não possuía inteligência para desenvolver a técnica do acabamento e do polimento da pedra para desenvolver ferramentas e armas mais sofisticadas.

sábado, 9 de outubro de 2010

Período Neolítico (....período de convívio social mais intenso; domesticação de animais, sedentarização, agricultura)

Info Escola - Também conhecido como Nova Idade da Pedra e Idade da Pedra Polida, o Período Neolítico teve início por volta de 8.000 antes de Cristo, após as mudanças climáticas que criaram melhores condições de vida para os homens e animais. Com as geleiras, os portentosos animais foram extintos, dando lugar a uma fauna mais parecida com a que temos hoje, e os rios, desertos e florestas tropicais foram formados, o que possibilitou um contato humano mais intenso com a natureza.

Diferente da Era Paleolítica, o Período Neolítico é considerado um importante avanço social, econômico e político. Nesse período, o homem descobre-se como um ser social que tem muito mais vantagem de agir em grupo do que individualmente. As estruturas sócio-políticas são mais sólidas, ou seja, determinados grupos ocupam certas regiões sob a influência de um líder, geralmente o mais velho, o mais esperto ou o que tivesse mais força física.

Para obter boas condições de vida, o homem neolítico procurava moradia próximo aos rios, na intenção de utilizar a terra fértil para a agricultura – outro importante avanço do período. Se antes o homem paleolítico coletava alimentos praticando o ato da caça e da pesca para sobreviver, o homem neolítico passou a produzir o que comer com mais assiduidade, plantando frutos, legumes e vegetais. Com isso, não havia mais a necessidade de vagarem constantemente à procura de alimentos – criando o fenômeno do sedentarismo, ou seja, a permanência em lugar fixado em detrimento do nomadismo.

São construídas as primeiras moradias, similares a pequenos cubículos feitos de palha e madeira. Geralmente, os neolíticos trabalhavam coletivamente, saindo em numerosos grupos para as poucas atividades de caça e pesca. As mulheres eram responsáveis por garantir o bem-estar das pequenas aldeias, permanecendo com os filhos e cuidando da agricultura. Com mais tempo para interagirem entre si, os neolíticos desenvolveram as primeiras atividades de lazer, descobrindo a arte da cerâmica e a forma de comercializá-la. http://www.infoescola.com/pre-historia/periodo-neolitico/



ASSISTA O VÍDEO ABAIXO, SOBRE O PERÍODO NEOLÍTICO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário