Conceitos importantes para o estudo da Pré-História:


Vamos começar o estudo da Pré-História, primeiramente, revendo o significado de alguns termos importantes para o estudo desse período.

HISTÓRIA: relato das narrativas das ações humanas. As narrativas humanas tiveram início com o aparecimento da escrita, uma vez que antes do surgimento dela o homem apenas rabiscava, desenhava, pintava, lascava, talhava ou esculpiia. A História do homem começa, então, com o surgimento da escrita.

PRÉ-HISTÓRIA: é o período que vai do aparecimento do homem até o surgimento da escrita.

Surgimento da escrita: a escrita deve ter surgido a mais ou menos a 4.000 anos antes de Cristo. É a partir daí que começa a História do Homem.

Para efeito de estudo, a Pré-História está dividida em períodos, que foram divididos de acordo com o estágio cultural do homem, ou seja, em conformidade com o pregresso e com as técnicas desenvolvidas pelo homem. A Pré-História está divida em PALEOLÍTICO e NEOLÍTICO.

Significados: PALEO (primitivo) - NEO (novo) - LITO (pedra) . O paleolítico é conhecido como o período da pedra lascada, e o neolítico como o período da pedra polida. O homem levou milhares e milhares de anos para passar da técnica da pedra lascada para a técnica da pedra polida.

PALEOLÍTICO: período da pedra primitiva (pedra lascada). Nesse período, o homem ainda não possuía inteligência para desenvolver a técnica do acabamento e do polimento da pedra para desenvolver ferramentas e armas mais sofisticadas.

domingo, 10 de outubro de 2010

Algumas observações sobre os períodos Paleolítico e Neolítico

O período que compreende a Pré-História varia, mais ou menos, do aparecimento do homem (cerca de 4 milhões de anos atrás, até 4.000 anos antes de Cristo, com o surgimento da escrita)

Período Paleolítico:

De acordo com o livro de Gordon Childe, "A Evolução Cultural do Homem", podemos dizer, sinteticamente, que o paleolítico é um período da pré-história em que o homem era ainda basicamente caçador e coletor, ou ainda, produzia alimentos em pequena quantidade, em face da inexistência de ferramentas que pudessem dar impulso a uma plantação mais vultosa. No paleolítico existiam pequenos grupamentos humanos, vivendo isoladamente ou em pequenas aldeias. As relações sociais eram bastante simples, restritas um grupo familiar ou a um pequeno grupo de caçadores, coletores ou agricultores.

Somente a partir do controle do fogo, que ocorre ainda no paleolítico, o homem desse período passa a fabricar ferramentas de metal, obviamente, depois de descobertos minerais como o estanho e o ferro. Na verdade, as descobertas do fogo, do estanho e do ferro froam as molas propulsoras da revolução que iria ocorrer no próximo período, o neolítico.

Período Neolítico:

Neste período podemos constatar uma sociedade mais complexa, onde podíamos encontar aldeias maiores, e até mesmo cidades. Nesta fase ocorreram grandes mudanças sociais e econômicas, e por isso mesmo diferencia-se do período paleolítico.

Durante o período neolítico as relações sociais foram mais diversificadas, em função do surgimento de novas atividades até então inexistentes no período paleolítico. Aparecem atividades como o artesanto, marcenaria, olaria, metalurgia etc. As ferramentas e muitos outros materiais passaram a ser de metal e cada vez mais complexos, fato que levou o homem a fazer uma revolução agrícola e urbana, gerando um excesso de alimentos, e tornando possível o surgimento de uma vida urbana, com complexas relações sociais e políticas. A escrita, então, surgiu por causa do aumento e complexidade dessas relações sociais, econômicas, políticas e religiosas ocorridas durante o período neolítico.

A História tem início com o surgimento da escrita...... Quando a escrita é criada, a sociedade já estava muito complexa, onde já existiam ocupações diversas, cidades, grandes construções etc.... A escrita é criada para controlar o excedente de alimentos, mercadorias e criação de leis, já que as relações sociais já estavam muito complexas.

As escrita apareceu para transmitir conhecimentos religiosos, políticos, sociais e etc às gerações posteriores....

Os habitantes aqui no Brasil estavam no período paleolítico, na época do descobrimento:

Quando chegaram aqui no Brasil, trouxeram consigo os valores de uma sociedade que já conhecia muito bem a escrita, e já passava por uma fase em que o volume de mercadorias circulante era imenso, daí a denominação de revolução comercial ou mercantil, ocorrida na época dos descobrimentos. Na Europa já se fabricavam instrumentos complexos como o astrolábio e materiais revolucionários como a pólvora, enquanto, por outro lado, aqui no Brasil os indígenas ainda habitavam em pequenas aldeias e eram ainda caçadores e coletores de alimentos. Na época da chegada dos primeiros europeus ao Brasil, os indígenas daqui ainda estavam no período paleolítico. Os primeiros contatos foram muito bruscos para os indígenas, afinal, as diferenças sociais, econômicas, políticas e religiosas entre os dois povos eram enormes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário